segunda-feira, 13 de maio de 2013

[Opinião +D] Eleições na Alemanha: a prova dos nove


Mesmo os mais convictos federalistas europeus já não acreditam realmente que ele, o federalismo europeu, seja possível – essa foi a grande conclusão que retirei do Debate + Democracia de Sábado, com o Viriato Soromenho-Marques e o Paulo Trigo Pereira.

Podem ainda salientar (de forma brilhante, como foi o caso) o quanto ele seria desejável – e há decerto argumentos bem fortes para o defender. Simplesmente, todos esses argumentos esbarram no que há de mais fundamental: a realidade.

A última grande esperança parece ser agora uma mudança de atitude da Alemanha. Mas, também aí, a realidade é cruel. O Governo da Chanceler Merkel tem taxas de aprovação significativas (sobretudo no que respeita à sua política europeia) e não parece nada verosímil que algo realmente mude nas Eleições marcadas para o final deste ano. Para todos aqueles que ainda acreditam no federalismo europeu, essas Eleições serão, pois, a prova dos nove.







Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário