segunda-feira, 10 de junho de 2013

[Opinião +D] 10 de Junho

Passa hoje mais um Dia de Portugal, num ano em que, arrisco dizê-lo, Portugal nunca esteve tão mal.

Decerto, já esteve pior, no passado: simplesmente, no passado, em todos os passados, por piores que tenham sido, e alguns foram-no, houve sempre um futuro, um horizonte de futuro, uma esperança, por mais que ténue, de que a situação, mais cedo ou mais tarde, iria melhorar. Como sempre acabou por acontecer.

Hoje, ao invés, todos sabemos que a situação não irá melhorar – pelo menos, no curto-médio prazo. Estamos cada vez mais atolados numa União Europeia que é já um cadáver adiado e perdemos entretanto a liberdade de sairmos, pelo nosso pé, deste barco que se afunda…

Como sempre, há alternativas, em particular no espaço lusófono – mas mesmo essa alternativa não permite uma melhoria da situação no imediato. No imediato, só podemos contar connosco próprios. Para isso, porém, teremos que começar por ser uma Comunidade. Uma Comunidade que respeita a sua história, que tem consciência da situação presente e que, não obstante, mantém a esperança. Neste 10 de Junho, comecemos por aí.







Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)


Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário