sexta-feira, 5 de julho de 2013

[Opinião +D] O Nosso Pequeno Mundo

Andamos preocupados com o que será deste país logo que estas birras e brincadeiras de cachopos assistidas pelo palhaço - que nem dessa arte sabe! -, cessem. Apeteceria dizer:  “brinquem até se cansarem” mas cachopos brincados ficam cheios de fome e vêm logo roubar o quinhão de todos, que faz falta a cada um.

Por outro lado, a idade política de alguns já não lhe permite brincar. O que fizeram em governos passados deixou rasto destrutivo da confiança. O modo de vida política que têm cultivado, empobrece os pressupostos até desta farsa de democracia em que vivemos. Afinal, “casar de conveniência” com bom partido para depois de se apanhar com as vantagens do casamento e quando melhor lhe convém, fugir às responsabilidades no momento em que o outro depende totalmente dele, quando sabe que se sair, não é só o casamento que acaba mas o outro que também morre, é estratégia de viúva negra ou louva-a-deus, exemplos dados pela natureza em como o casamento é contranatura… de um dos cônjuges! O problema é que esse modo de vida mais que parasítico, vem de onde seria de esperar a maturidade suficiente para não o repetir, para ter senso e saber orientar o seu rebanho no sentido da estabilidade necessária. Dá-se o caso de o rebanho viver do mesmo modo: a roubar a vida a quem o sustenta. Logo, não nos resta alternativa que seja a criação de consciência individual que isole das pessoas os comportamentos e os condene em separado, regenerado o indivíduo – já que este não se retira enquanto durar a simbiose. Mas se criarmos condições que não permitam tal simbiose e a Democracia Participativa e Direta tem condições para isso, já nos livraremos do parasita político!

 

Maria Leonor Vieira (Membro da Coordenação Nacional +D)
Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário