segunda-feira, 1 de julho de 2013

[Opinião +D] “Tratamento jornalístico não discriminatório”

Como todos sabemos, temos cada mais comentadores e cronistas de televisão, de rádio, de jornais e de revistas, que são também políticos.

Temos deputados e ex-deputados, governantes e ex-governantes, autarcas e ex-autarcas, a opinar sobre os mais diversos temas da nossa sociedade.

E isso não me parece ter qualquer mal desde que sejam competentes, conhecedores dos assuntos de que falam e desde que tenhamos outros também de áreas bem distintas.

Disse não parece ter qualquer mal nestas condições, mas tenho de corrigir e acrescentar. Deveria ter dito: não me pareceria ter qualquer mal desde que também esses mesmos comentadores e cronistas não aproveitassem esses mesmo espaços para fazer companha política descarada; desde que não aproveitassem as suas colunas e espaços de intervenção para defenderem de uma forma perfeitamente tendenciosa o seu partido, a sua opção…

Claro que todos podem e devem dar opiniões e tomar posição sobre diferentes temas em que se incluem os temas políticos, mas não de uma forma completamente sectária e muitas vezes somente maledicente, dizendo mal dos outros só por pensar que com isso vão ganhar votos…

E agora que se aproxima a altura de eleições e de campanhas eleitorais, isto começa a acontecer cada vez mais e cada vez mais descaradamente. E acontece nos media nacionais mas também nos locais.

Julgo mesmo que os respetivos responsáveis de redação e direção não o deviam permitir.

E julgo que ninguém poderia ver nisto um atentado à liberdade de expressão mas sim antes uma defesa do bom senso.

Esperemos que, com o Comunicado Oficial da Comissão Nacional de Eleições do passado dia 28 sobre “Tratamento jornalístico não discriminatório” esta situação se altere.







Francisco Mendes (Membro da Coordenação Nacional +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.


Sem comentários:

Enviar um comentário