quinta-feira, 17 de outubro de 2013

[Opinião +D] ESTADO

O Estado trata a Democracia como a madrasta trata a gata-borralheira!

Exige dela a todo o momento tarefas desumanas, humilha-a até ela acreditar que não serve para nada, explora-a sem limites e não lhe reconhece os mais básicos direitos. Desrespeita-a e usa-a das formas mais vis que conhece.

Infelizmente já cá não estarei na noite do grande baile! Nesse serão, por artes que agora desconhecemos e por isso nos parecem mágicas, a gata-borralheira tomará consciência e posse dos seus plenos poderes e esbanjará os seus dons pelo povo e outros diferenciados apenas por si mesmo.


Mas não tenho tempo para esperar por esse amadurecer do mundo, pelo crepúsculo do Estado e crescimento da humanidade em que cada um toma consciência do seu poder político e percebe a necessidade de fazer a sua parte. Aquele tempo em que cidadania e proatividade serão tão comuns que ninguém precisa de especialmente exercer as tarefas agora atribuídas ao Estado porque este já nem se distingue dos cidadãos. Afinal as tais artes mágicas serão só a certeza que não há quem decida melhor sobre nós que nós mesmos, aliada ao domínio do conhecimento do processo democrático e participativo que no futuro será básica na formação/educação dos indivíduos desde o seu primeiro momento de socialização!

 
Maria Leonor Vieira (Membro da Coordenação Nacional +D) Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário