segunda-feira, 3 de março de 2014

[Opinião +D] Nota sobre a Ucrânia


Não deixa de ser curioso que os mesmos que (bem) tanto denunciaram a ignorância histórica norte-americana nos recentes conflitos no Médio Oriente procurem agora caucionar um conflito entre a Rússia e a (Des)União Europeia a propósito da Ucrânia. O que a Europa deveria ter dito à Ucrânia era simplesmente isto: “Vocês têm que manter uma boa relação com a Rússia”. Em vez disso, criou uma ilusão (como já havia feito com a Turquia…) que, essa sim, pode ter consequências bem desastrosas para os ucranianos. Ou alguém esperaria que a Rússia ficasse de braços cruzados perante o assédio europeu à Ucrânia?

Os únicos que, entre nós, parecem ter percebido isso foram os comunistas, ainda que pelas piores razões. O Partido Comunista Português, pelos vistos, nunca se libertará da ilusão de que a Rússia é ainda a União Soviética e, por isso, defendê-la-á em todas as circunstâncias. Tal como aquelas pessoas com um membro amputado que continuam a “sentir” esse membro, o PCP continua a agir como um “braço armado” de um corpo que já não existe. Já não há imperialismo soviético, nem sequer um “farol” – agora, há simplesmente imperialismo russo. E, se queremos realmente paz na Europa, importa respeitá-lo. Não é razoável esperar que a Rússia abdique da sua hegemonia em territórios em que uma parte substancial da população (e só na Crimeia são cerca de dois terços…) é russófona. É assim tão difícil perceber isto?




Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário