segunda-feira, 17 de março de 2014

[Opinião +D] Sem autonomia cultural não pode haver autonomia política


“Sem autonomia cultural não pode haver autonomia política” – eis um dos princípios do Movimento da Filosofia Portuguesa que permanece por inteiro actual. E não apenas para Portugal. Para dar um outro exemplo lusófono, se Timor-Leste resistiu à ocupação indonésia e se conseguiu afirmar a sua autonomia política foi, desde logo, porque soube sempre preservar a sua autonomia cultural. Essa foi a base de tudo o resto.

Vem esta breve nota a propósito do lançamento de mais um número da Revista NOVA ÁGUIA – o décimo terceiro –, uma revista que, nas palavras do ensaísta Miguel Real, “sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português”. Em prol da preservação da nossa autonomia cultural, fica pois o convite: a sessão decorrerá dia 23 de Março (Domingo), às 17h, no Palácio da Independência, em Lisboa (junto ao Rossio).







Renato Epifânio (membro da Coordenação Nacional do +D)

Os textos de opinião aqui publicados, se bem que da autoria de membros dos órgãos do +D, traduzem somente as posições pessoais de quem os assina.

Sem comentários:

Enviar um comentário